domingo, 9 de novembro de 2014

Castelo Rá-Tim-Bum, a exposição.



O Castelo Rá-Tim-Bum foi um marco para várias gerações depois da minha.
Embora soubesse da existência e de vez em quando desse uma olhada na Tv Cultura, não acompanhei. Era muito educativo para mim, que já tinha meus 18, 19, 20 anos e como toda pessoa com essa idade, tinha a certeza de que já sabia tudo nessa vida.

Depois que o programa acabou, sempre ouvi excelentes críticas, longas matérias falando da importância pedagógica do programa e de tudo o que representou para pelo menos, umas três gerações e sempre quis saber um pouco mais sobre esse clássico nacional.

A exposição que está no Museu da Imagem e do Som - Mis, é um sucesso. Estava programada para ficar em cartaz até 12 de outubro, mas pelo buxixo que causou, abriram novos lotes de venda na internet (e graças à Marcela que me avisou bem na hora, conseguimos comprar num lote de 180 ingressos) e ficará até 25 de janeiro de 2015.

A exposição é muito divertida.
Devo imaginar a alegria e emoção daqueles que viveram aquela época e que acompanharam tudo diariamente.

Vendo todo o processo de criação na exposição, os cuidados com as réplicas perfeitas e com as peças originais e com a preocupação dos seus criadores em transmitir dicas e ensinamentos práticos, me senti feliz em mesmo agora, poder ter acesso a tudo isso.

Fomos eu, o maridão e a Carlinha, que assistia o programa duas vezes ao dia e estava de fato, muito feliz em ver tudo aquilo.


Painel na entrada da exposição



A porta do Castelo com o Porteiro. Todo mundo quer tirar foto


Tíbio e Perônio, os cientistas malucos


Difícil conseguir uma foto assim, sem ninguém por perto


Desse ratinho eu lembrava bem



Além dos ambientes, estão expostos os estudos de figurino e perucas. Bacanão!

Essa catraca na frente da casa dos passarinhos é demais!

A Carlinha e a cobra Celeste





Vários produtos foram licenciados na época do programa: sucesso é isso!

Nos aposentos da Morgana

Na casa dos passarinhos. Foto clássica da exposição.

Professor Abobrinha
Pesquisei agora no Ingresso Rápido e vi que todas as datas do site estão esgotadas.
As gerações que acompanharam tudo estão se divertindo com esse revival, embora eu também tenha visto na exposição inúmeras crianças que já nasceram muito após o programa acabar.
Ao mesmo tempo que isso tira a chance de quem teria muito interesse, criar novos públicos para exposições e mesmo para o mundo fantasioso do Castelo é um grane passo.

Nenhum comentário: