domingo, 27 de julho de 2014

Overnight de Iogurte natural com chia e morango: é light e gostoso



Primeiro vamos tirar da cabeça que iogurte natural é ruim!
O iogurte natural quando adoçado fica uma delícia e como todo iogurte, é fonte de cálcio e proteínas, melhora o funcionamento do intestino e é rico em várias vitaminas.
Faz tempo que os naturais fazem parte da minha rotina e a cada dia, tiro mais proveito deles. Só consumo os desnatados, porque agrego aí, a possibilidade de consumir um alimento saudável e sem gordura.
Como de quase todas as marcas, mas o que mais gosto é o Vigor. Tem a textura mais firme, é encorpado e com algumas gotas de adoçante, fica perfeito.
Uma dica boa é misturar os iogurtes com sementes nutritivas e frutas para dar uma cara diferente e claro, transformar um simples potinho de iogurte numa sobremesa linda e saborosa.

Vamos aos ingredientes:
1 potinho de iogurte natural
1 colher de sopa de chia
Algumas gotas de adoçante
8 morangos médios

Como fazer:
À noite, misture o iogurte com a chia, adoce a gosto e deixe num pote de vidro na geladeira.
No dia seguinte, a chia já vai estar amolecida e aumentado de volume, o que a torna mais fácil e gostosa de comer.
Acrescentei 1 morango picadinho ao iogurte e misturei tudo. Além disso, piquei outros 5 morangos e fui fazendo camadas de morango e iogurte até finalizar com 1 morango inteiro para decorar.
O último morango cortei e pus no pratinho para incrementar a decoração.



Esse alimento é conhecido como overnight oats, porque originalmente são feitas com aveia, que de uma noite para outra amolecem e ficam mais saborosas.
Se você der uma busca rápida na internet, vai achar overnights com aveia, granola, linhaça, chia e todo tipo de alimento saudável. O que não falta é imaginação.
Optei por fazer com chia, porque é a semente que mais consumimos atualmente aqui pelo apzito e os morangos, porque era a fruta que tinha na geladeira.
Cuidado para não encher de muito fru fru, porque pode deixar o alimento mais calórico e enjoativo e aí perde-se todo o sentido do iogurte natural etc...
A chia de um dia para o outro fica muito mais fácil de consumir e os morangos dão uma graça toda especial, já que o vermelhinho realça bastante na mesa. Não consumi como sobremesa e sim, como café da manhã, já que aboli o pão faz tempo, mas para receber os amigos, ham?

Achei sensacional!



2 comentários:

Joana disse...

Adorei a dica da chia, eu também consumo muito iogurte desantado com adoçante e procuro variar porque é o único produto derivado do leite que eu posso consumir pois no seu processo de transformação ele elimina a lactose. Já experimentei todas as marcas também, inclusive o Vogor, mas o que mais gostei é o Lebom, que só encontro aqui no nordeste. Vou fazer com chia imediatamente, pra comer já amanhã cedo. Obrigado pela dica. Bjs
Joana

Ócio, viagens e gastronomia disse...

Olá Joana, obrigada pelos comentários. Já comi iogurte da marca Lebom, mas confesso que não ficou na minha memória sua consistência, mas é sempre bom saber dicas de coisas boas. Muito obrigada!
Experimenta fazer o overnight com granola que também fica bem bom, pois amolece e com o iogurte fica divino!