domingo, 29 de junho de 2014

Sopa de ervilha delicinha - receita da Andréa



O friozinho chega e a gente só quer comidinhas que nos deixem aquecidos, de bem com a vida e prontinhos para dormir, não é mesmo?
Que tal uma sopinha gostosinha e bem quentinha para o jantar?
A Andréa, minha cunhada (a danada cozinha como ninguém, nunca vi!) deu essa receita pro maridão enquanto eu estava viajando e quando cheguei, fui surpreendida com essa delicinha, que claro, me preparou para uma das melhores noites de sono dos últimos tempos.

Vamos ao preparo:

Ingredientes

1 pacote de ervilha congelada (300 grs)
1 cebola média
1 dente de alho
2 batatas médias
1 e 1/2 litro de água para cozinhar
1 pitada de sal
Tirinhas de bacon
Alho para refogar o bacon

Modo de preparo

1ª Etapa
Coloque em uma panela a ervilha, a cebola cortada em pedaços grandes, o dente de alho cortadinho ao meio, as duas batatas descascadas e cortadas em pedaços grandes, o sal e a água. Cozinhe entre 30 e 40 minutos após abrir a fervura (a cebola vai desmanchar um pouco e ficar transparente e a batata precisa ficar cozida e bem molinha).
Após a fervura, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
Depois de frio, passe no liquidificador tudo que estava na panela, colocando a água do cozimento aos poucos. Vá dosando pra ver como você quer que fique o caldo. O ideal é que não fique muito grosso e nem muito ralo.

2ª Etapa

Após passar no liquidificador, você pode guardar para consumir depois, pode congelar para tomar muito tempo depois ou pode consumir de imediato, lembrando que para isso, é necessário um detalhe importantíssimo, o que eu considero o toque da Chef, no caso da Andréa: antes de levar a sopa para a mesa, refogue numa panela tirinhas ou cubinhos de bacon com alho. Assim que o bacon estiver fritinho, jogue a sopa do liquidificador para "curar" um pouquinho no tempero e no gostinho que o bacon irá espalhar.
Depois de tudo isso, sirva sua sopa com os acompanhamentos se sua preferência.

Colocamos umas gotinhas de pimenta, um fio de azeite e jogamos uns croutons integrais pra dar um tchan!


Passo 1: cozinhar tudo até ferver por uns 40 min


Depois de esfriar um pouco, bater tudo no liquidificador com a água do cozimento e reservar até o momento de servir.

Importante: o bacon frito faz toda a diferença! Não precisa ser muito, basta um pouquinho para dar aquele saborzinho gostoso e acertar no sal. Por isso mesmo, tenha cuidado com a quantidade de sal na primeira etapa. Deve ser pouco para que o sal do bacon não estrague sua receita.

Se você não tem restrições em relação à ervilha, essa sopa vai surpreender você!

Bom apetite e bons sonhos!


Nenhum comentário: