domingo, 27 de abril de 2014

Bondinho, a reinvenção de um atrativo turístico.

A capacidade de se reinventar é uma qualidade que poucos destinos turísticos possuem.
Cidades grandes, cosmopolitas e que recebem um número grandes de turistas, convivem com essa responsabilidade diariamente, mas também contam com o apoio da própria dinâmica das cidades, que já promovem mudanças suficientes para deixar repetidas viagens, diferentes umas das outras.

O Pão de Açúcar, por exemplo, é uma atrativo clássico do país. Não há quem nunca tenha ouvido falar.
Há gerações e gerações que já visitaram, mas que a cada nova visita, revivem aspectos esquecidos pelo tempo. Eu sou um exemplo disso.
Fui três vezes a esse atrativo, sendo que a última visita foi na semana passada, onde pude rever detalhes e curiosidades que por algum motivo, eu não tinha guardado na minha memória RAM.
Confesso que só voltei ao Pão de Açúcar porque o maridão e os cunhados não conheciam.
Achava que já tinha visto tudo, que indo duas vezes na vida era o suficiente, mas não! Valeu muito a pena ir novamente ao velho bondinho.
Ele está muito mais moderno. A estação de partida, então, está em reforma e possui lojinhas, filas mais ou menos organizadas e o melhor: agora você pode adquirir via internet e passar na frente dos tontos que deixaram para comprar lá mesmo, no caso, nós.

A turma estava animada. Estávamos ansiosos para curtir a cidade e ao mesmo tempo querendo desestressar, já que o trecho de São Paulo para o Rio, levou 4 horas a mais que o previsto, ou seja, o suficiente para "melar" todo o roteiro pensado e programado com todo o grupo da viagem.

Toda essa demora nos fez sair do Bondinho às 20h, causando um certo desconforto para alguns membros do grupo que não estavam conosco, mas isso também faz parte de todo roteiro de viagens. Tem gente que fica feliz e tem gente que fica triste!

De dentro do avião

Parte do grupo: André, Carla, Patrícia, eu, Italo e Lu (a bolsa da Frida, é na verdade, Lu representada!)

Tem muito amor envolvido nessa foto: Italo e Marcelle

Estressada por causa do atraso do voo, preocupada com o roteiro que não ia ser seguido à risca, a fila enorme... só nos restava tomar umas!

O bondinho está mais moderno: branquinho, com mais lugares para apoio dentro dele e muito, mas muito mais rápido. São apenas 3 minutos para subir!

A capacidade é de 65 pessoas a cada viagem. Nem um a mais, só a menos!

Ele e a paisagem: não pode ter coisa mais linda na minha vida!

A camiseta combinando com a paisagem não foi proposital

É ou não é uma das cidades mais lindas do mundo?

Ficamos até a noite. As filas estavam gigantes e fomos vendo a mudança da paisagem. Chegou a neblina e tudo mudou!

Essa cena foi surreal. Achei que estavam indo e vindo de Hogwarts...

A noite chegou. Com ela, o cansaço, mas a alegria de estarmos juntos era muito maior

Nas duas paradas: uma no Morro da Urca e outra no Pão de Açúcar, você tem algumas opções de restaurante, lojas, sorveterias, souvenirs, etc.
O que temos hoje em dia é muito maior e diversificado em relação à minha última visita que foi em 1997. Não consideraria as opções democráticas, porque não são. Uma lata de cerveja é R$ 7,00 e uma porção mísera de pão de queijo é R$ 9,50 e ponto final, mas até aí, entendo as questões negativas de se ser um atrativo único no mundo. Você sobe sabendo que a vida é assim.
A estrutura do Morro da Urca é composto de anfiteatro, pracinha e espaços gastronômicos. No Pão de Açúcar existe o Cocuruto, um espaço cultural que conta a história do bondinho e de toda a tecnologia dispensada para o feito.

Achei tudo bem mais moderno, iluminado, com cara de Rio de Janeiro. O que eu tinha na lembrança era mais opaco, estático...
Como quase todos os atrativos do Rio de Janeiro, estava lotado. O dia inteiro lotado! Lotado para subir, lotado para descer, mas ainda assim, foi menos sacrificante que a nossa última ida ao Cristo Redentor, que nos rendeu muito estresse.

Para os que foram pela primeira vez, só elogios. Para Mamá, Patrícia e eu, que já tínhamos ido, também rendemos elogios ao Bondinho e percebemos a mudança logo que chegamos na estação, antes de entrarmos. Se eu fosse você, em sua próxima visita ao Rio de Janeiro, iria lá para ver.

Bondinho do Pão de Açúcar
R$ 62,00 - adultos (cartão e à vista)
Meia entrada para idosos e estudantes, apresentando os respectivos documentos de identificação.