quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cevadinha com Atum no Festival de Grãos do Apzito!


DECRETADO: a semana passada foi o Festival de Grãos do Apzito!
Ah, na vida temos que variar, né? Os grãos fazem parte da nossa alimentação e são sem dúvida nenhuma, a energia que precisamos para manter nossa máquina funcionando.
Quando falo grãos, estou falando de arroz, feijão, grão de bico, ervilha, lentilha, dentre muitos outros.
Na vida corrida de hoje, está ficando cada dia mais raro ver nos lares brasileiros, durante a semana, jantares compostos de arroz, feijão, bife e salada, ou seja, o prato básico do cardápio brasileiro. A correria não mais permite que tenhamos esse cardápio completo diariamente.
Ok, ainda existem famílias que possuem donas de casa à frente dessa missão, mas os lares mais modernos ou menos convencionais, não mais são assim.

Tomando como exemplo este lar que me abriga, jantamos muito pouco. Tem dias que chegamos tarde e não há corpo que aguenta; tem dias em que temos coisas importantes para fazer e elaborar um jantar demanda tempo, criatividade e disposição, nem sempre disponíveis nos dois corpos que habitam este universo. E claro, estamos falando de uma casa sem crianças, ainda!
E nessa vibe os jantares acabam sendo saladas, saladas e mais saladas; um grelhado aqui e outro acolá; uma torrada aqui e outra ali...

Resolvi então fazer uma semana com grãos rápidos e nutritivos: cevadinha, quinoa e cuscuz marroquino.
Além de serem saborosos, são menos comuns e eu diria, um pouco mais elegantes. Lembrando que feijões, lentilhas e grão de bico não entram aqui porque minha outra parte não come nada disso.

Aproveitei o domingo de folga e cozinhei tudo. Separei os grãos e deixei na geladeira prontinhos para refogar.

Vamos ao primeiro jantar?

Para iniciar a semana, optamos por fazer cevadinha com atum.

Cozinhei a cevadinha com sal, escorri e reservei.
Refoguei milho cozido e cenoura com cebola e alho, esperando a cenoura ficar molinha (não pré-cozinhei, apenas cortei em cubos bem pequenininhos).
Quando estava tudo meio molinho, coloquei a cevadinha, envolvi nos temperos e acrescentei o atum sólido em pedaços grandes.
Misturei pouco, mas tampei a panela para deixar tudo bem quentinho.
Servi com uma pequena salada sem folhas: mini tomates orgânicos, palmito e mussarela de búfala.


A cevadinha é um grão muito consumido por veganos e vegetarianos.Geralmente substitui o arroz e é um pouco duro para cozinhar.
Gosto muito da textura e do sabor.

Experimente fazer com outras carnes, com outros legumes e até mesmo sem nada, apenas substituindo o arroz. Você vai gostar!

Nenhum comentário: