terça-feira, 1 de outubro de 2013

Expoflora e as comidas holandesas

Panekooken. Queijos e mais queijos

Em toda a Expoflora, há inúmeros espaços para alimentação. São recantos, quiosques, restaurantes, confeitarias e praças de alimentação. Existe até um número grande de ofertas de comidas "nacionais", mas o bom mesmo numa situação dessa é experimentar coisas que não costumamos comer no dia a dia.

Salsichão holandês, por exemplo! Para todo lado que eu virava, tinha alguém com um salsichão desses. Tinham vários quiosques só para as famosas salsichas.
Cada salsicha vinha com um mini pãozinho francês.
É na verdade uma linguiça assada na chapa. Cada um de nós comeu uma com direito a mostarda escura também. Gostei bem.

No almoço, na dúvida entre churrascaria e comida holandesa, optamos pela segunda, mesmo sabendo que quase tudo é de porco (maridão não come carne suína e quase nenhum dos seus derivados, embora eu, a sogra e o sogro gostemos bastante).

Pedimos duas panekooken e costela de porco com molho barbecue e batatas fritas.
Comemos as panekooken sem saber do que eram feitas. Ensaiamos acreditar em algo com trigo e queijo, mas descobrimos após comermos quase tudo que é uma pasta de queijo com recheios de queijo, gratinada com queijo, ou seja, uma bomba calórica sem tamanho!

A costela estava boa, mas senti que a sogra não gostou muito do molho barbecue. Sogrão não falou nada, mas comeu quase tudo!

De um modo geral, as comidas holandesas seguem a linha germânica: repolhos, batatas e porcos.
Para o nosso paladar é um tanto esquisito, já que estamos acostumados a saladinhas e um arroz para acompanhar.


Os doces, ao contrário dos pratos quentes, não tenho do que reclamar!
O famoso Stroopwafel, que é um wafel recheado com caramelo é divino! Basta esquentar um pouquinho em cima da xícara de café ou chá para que ele derreta e a vida ganhe outro sentido!

Trouxe o wafel e biscoitos amanteigados de amendoim da confeitaria Martin Holandesa, a übermodel da confeitarias de Holambra, rá!


Maridão e sogro na fila de espera para o Restaurante Pannekoek Huis

Nenhum comentário: