sábado, 28 de setembro de 2013

Expoflora em Holambra: diversão com dois pés na Holanda!_parte1


A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina termina nesse final de semana. É um evento lindo e super animado que foi criado para saudar a primavera, a estação mais perfumada e linda de todas.
É a sua última oportunidade este ano!

A Expoflora acontece em Holambra, cidade que fica a 140 km de São Paulo e é a maior produtora de flores do país, respondendo por 40% das vendas e produção do setor.

A cidade é uma gracinha, embora tenhamos visto muito pouco. Tem sua cultura fincada em tradições holandesas que chegaram junto com seus fundadores, logo depois da segunda guerra mundial.

Quase tudo na cidade remete a flores, como as placas de trânsito, monumentos, alem de vermos flores em todos os canteirinhos da cidade.
Entrada da cidade
Área externa do espaço onde acontece a Expoflora.


Placa indicando lombada

A marca da cidade é uma tulipa, fazendo referência, é claro, à flor que é a cara da Holanda e não por isso, mas pelas cores e beleza das tulipas, é a minha flor preferida!

A cidade fica movimentada praticamente o ano todo em função dos eventos que acontecem de quatro em quatro meses, sendo que a Expoflora é o maior dos eventos.

A Expo fica numa área fixa de exposições gigante. Quanto mais você entra, mais consegue descobrir espaços diversos, como praças de alimentação, palcos para apresentações e exposições propriamente ditas.



Ficamos o dia todo dentro da estância turística.
Começamos a visita pela área de exposições de artigos para presentes, com lojas de tudo que você imaginar. A área é grande e os expositores vão desde vendedores de calcinhas, passando por imagens de santos, produtos para cozinha e queijos e vinhos.
Na primeira área visitada, já achamos o chopp exclusivo da feira: chopp Kremer.

Além da área de artigos para presentes e produtos diversos, há a Mostra de Paisagismo a Exposição de Flores, que são áreas lindas e que valem muito o passeio.
O dia estava muito quente e apreciar a exposição foi uma tortura com tanta gente e tanto calor, mas ainda assim, ver as tendências de flores e ambientação é muito bacana!



Voltando a ser criança. Tão bom...

Foto em orelhão é um clássico da pieguice em viagens, mas que é divertido, é!

Almoçamos num restaurante tipicamente holandês. A comida não é lá aquela que eu gostaria de comer mais algumas vezes, mas como experiência, valeu muito! No próximo post, falo mais sobre esse assunto!


Moinhos = Holanda = Holambra


Estas foram as flores mais comentadas da exposição: multicoloridas!

Foto com personagem símbolo do lugar: outro clássico. Seu Tulipo!

Pé de tamanco holandês

O shopping das flores é o espaço de venda de flores. Impossível sair de lá sem um vasinho de qualquer coisa linda! Eu trouxe um buquê de margaridas coloridas (não tinha tulipas!) e algumas suculentas para a área de serviço do apzito.

Ao longo do dia tem apresentações de danças típicas holandesas, além de chuvas de pétalas e shows com artistas locais.





Expoflora, até 29 de setembro.
Holambra, São Paulo.




Nenhum comentário: