terça-feira, 11 de junho de 2013

Mercado Municipal da Lapa - vale muito a pena visitar!


Aos poucos vamos desvendando os mercados municipais da cidade de São Paulo.
De um modo geral, todos os mercados por aqui possuem os mesmos produtos e a mesma organização, mudando uma coisa ou outra, para caracterizar a região e mesmo para diferenciá-los em pequenos detalhes.

Em cada região da cidade há mercados municipais que facilitam a vida da população, além das feiras de bairro que existem ao longo da semana.

Visitamos o Mercado da Lapa, bairro muito tradicional da zona oeste de São Paulo no último sábado. Achei tudo muito simpático e organizado. As barraquinhas são uma graça e na minha avaliação achei bem limpo.

Andamos muito pelas ruas do mercado, vimos umas curiosidades, descobrimos coisas novas e claro, sentamos num boteco para prosear e tomar umas, que ninguém é de ferro!

Uma das curiosidades que mais nos chamou atenção foi a quantidade de barraquinhas vendendo velas em todo o mercado. Isso, de fato, não é algo comum que se vê em outros mercados.

Outra coisa interessante, é que o mercado da Lapa é muito voltado para a venda de produtos da culinária nordestina, fato que deve ser explicado pela enorme agregação de pessoas do Nordeste na região e quem sabe, por isso mesmo, o culto às diversas religiões de matrizes africanas e daí as velas e alguns símbolos do catolicismo.

O mercado é uma atração turística por excelência e deve ser visitado!
Gostei bem de tudo por lá e vamos voltar com certeza.

Compramos queijo, uns docinhos, umas sacolas de feira meio toscas feitas com saco de cereais importados (amei!) e umas bolachinhas que lembram muito a minha infância, cujo nome na plaquinha era "bolacha do norte", mas essa confusão entre região norte e nordeste é assunto pra um outro post!






Velas e sacolas de feira fazem a festa nessa barraquinha.


E adivinhem quem também estava lá? O Jesus, é claro. Adorei ele ao lado da Pitu!
Ah comprei esse refrigerante de caju que chama São Geraldo. Já tinha tomado antes e gosto bem!





Amo uma manjubinha frita. Essa aqui está salgada e crua.

A da esquerda é castanha do Brasil, que já conhecia, mas a macadâmia, a da direita, juro que nunca tinha visto dentro da casinha!

Os queijos dessa barraca estavam sensacionais!

Dizem que lá tem um pastel delicioso de 800 gramas, mas a fila estava quilométrica!  Resolvemos nossa fome com os melhores bolinhos de bacalhau da região, de acordo com a plaquinha do boteco, é claro!

Super fácil para chegar lá: Saímos do metrô Bresser Mooca indo sentido Palmeiras-Barra funda. Depois, pegamos o trem no sentido Itapevi e descemos na estação Lapa. Da estação até o mercado, a pé, são 5 minutos.

Fotos: Italo Genovesi

3 comentários:

Anônimo disse...

Aos poucos desbravando toda São Paulo e Grande SP... falta o Mercado Municipal de Osasco.... vai gostar bem também !!

Ócio, viagens e gastronomia disse...

Já está anotado baby! O bloguito não vê a hora de conhecer a metrópole!
A propósito: pode assim, nesse dia, depois da visita... tomarmos uminhas por lá? Hahahah

Anônimo disse...

Claro com toooda certeza, te recomendo algumas opções por ali a pé mesmo ... hehehehe, desde é claro que eu esteja presente !