terça-feira, 26 de março de 2013

Festival de Saladas do Apzito: Salada de quinoa


Descobri a quinoa lendo revistas de nutrição.
Considerada um dos grãos mais completos do mundo, com uma composição muito rica de proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fibras e calorias, fiquei curiosa e comecei a usar em casa com uma certa frequência.
Ela substitui o arroz e outros grãos nas refeições e muitas vezes uso como alimento principal e único.
Sempre comprei quinoa branca, mas achei essa que é misturadinha e comprei para experimentar. Achei super bacana também e até um pouco mais gostosa.
Não vou iludir ninguém aqui e dizer que é saborosíssima e tais e tais. Não!
A quinoa é um grão e assim como o arroz, precisa de temperos para ter um saborzinho. Ela deve ser cozida até que os pequenos grãos se abram um pouco. 
Geralmente deixo entre 10 e 15 minutos após abrir a fervura. Cozinho com sal e vou experimentando até achar que deu o ponto. Depois escorro na peneira e ela fica pronta para o uso culinário.
A que está na foto, fiz um refogadinho de legumes (ervilha, cenoura, brócolis e couve flor) com azeite, cebola, alho, um tico de sal e pimenta.
Após o refogado, joguei a quinoa e misturei tudo. Acertei no azeite e sal e pronto!

Completei o jantar com uma saladinha de alface e tomate e três ovinhos de codorna pra dar um tchan! 
Deixo essa sugestão pra variar um pouco o cardápio nessas noites em que a criatividade está em baixa e a preguiça em alta!

A receita campeã (que o maridão mais gosta) no apzito com o grão, é quinoa com legumes e cubos de peito de frango refogados. Essa é imbatível. Ele raspa o prato!

Nenhum comentário: