segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Salada de Cevadinha com frango e legumes - top 10 do apzito!



É simples: basta abrir a geladeira, retirar os legumes que estão lá há muito tempo e que precisam ser consumidos logo. Separe.
Na sequência, procure em seu armário da cozinha outros insumos esquecidos, tadinhos, e vá colocando do ladinho dos legumes que já estão separados.
Ponha uma pitadinha de criatividade, um copinho de cerveja na pia para ir tomando enquanto pensa no que vai fazer e prontinho: o jantar vai sair daí!

Comprei cevadinha há um tempinho, mas tinha esquecido.
Achei dentro de um dos potes durante a faxina de carnaval (oi?) que fizemos na cozinha hoje.

Fui catando tudo que estava esquecido e fizemos um verdadeiro reboliço na cozinha: trocamos as panelas, os talheres e guardamos um monte de coisa que não usamos com muita frequência. Jogamos fora os temperos vencidos, os "belisquetes" que já não estão fresquinhos, os doces úmidos e por aí vai.

Como a gente guarda tralha, né? Só de caneca, dos livramos de umas 4, sem falar nos potes que iremos doar, copos e outras tranqueiras gastronômicas que enchem os armários e entulham tudo!

Bom, agora depois de uma bela limpeza nos armários da cozinha, esse apzito tá chique que tá danado! Panelas novas, talheres novos (que ganhei da minha querida Ana Paula) e tem até um pouquinho de espaço em um dos armários.
Adoro a sensação depois de uma faxina. Me sinto leve, não sei explicar...

Sim sim, ok, voltemos à salada:

Como falei antes, raspei a geladeira: peguei brócolis, tomates cerejas, queijo branco, ervilha, abobrinha, duas folhas de alface americana e mini cenouras.

Além de tudo isso, separei uns bifinhos de frango que estavam temperados e fiz tirinhas. Fritei.

Lavei 100 gramas de cevadinha e cozinhei com sal.

Cozinhei os legumes que estavam crus, descongelei os que estavam congelados, cortei em cubinhos o queijo branco, picotei as folhinhas de alface e cortei os tomates em rodelas.

Com exceção da alface, do queijo e tomate, que foram acrescentados no final, levei tudo para a panela com um refogado de alho e azeite.
Temperei um pouquinho os legumes com sal, pimenta e salsinha desidratada, joguei a cevadinha e acertei o azeite.

Depois de tudo pronto, deixei esfriar um pouco e pus os ingredientes que estavam faltando.

Para finalizar, joguei uns croutons integrais.

A salada fica leve, nutritiva e saborosa. Está no Top 10 de saladas do apzito!

Os talheres agora são mais coloridos por aqui.

Olhando assim rápido, parece arroz, mas é cevadinha mesmo.



Nenhum comentário: