quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Exposição Brasil Mosaico Cultural: o Tambor de Crioula está lá.


A exposição Brasil Mosaico Cultural, está em cartaz na Estação República do Metrô.
São dessas exposições multimídia, com a utilização de vídeos, áudios, textos, e a possibilidade de você interagir com a própria obra de arte.
É uma exposição relativamente pequena, mas muito bacana. Faz um trabalho de resgate e reconhecimento por parte do Iphan de expressões culturais genuínas, mas que por ignorância do povo, se configuram como manifestações menores ou meramente folclóricas.
Por sorte minha, em uma dessas chuvas de fim do mundo aqui em São Paulo, desacelerei o passo na estação e dei de cara com a exposição, e para minha surpresa, com o Tambor de Crioula do Maranhão!
Não resisti e sentei para ver o vídeo do Tambor. 
Vocês calculam o que aconteceu, né? Fiquei horas vendo e revendo o vídeo.
Resolvi ir tirando fotos e o resultado é o que temos abaixo: nada profissional, nada muito límpido, mas lindo!
Resisti um pouco em publicar essas fotos, mas resolvi postar porque acho que o trabalho de divulgação e de reconhecimento estão acima de tudo. Inclusive de fotos impecáveis!














Tirando o São Luís, com "Z", o vídeo é muito interessante.
As imagens e o roteiro tratam muito bem da manifestação, dos tambores, das coreiras e principalmente, da importância dos negros em todo o processo de preservação da nossa cultura.
A exposição ainda fala das Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, do Círio de Nazaré em Belém, do Samba da Roda do Recôncavo Baiano, do Fandando Caiçara e do Jongo, que se concentram no Sul e Sudeste do Brasil.
Todas, já registradas ou em processo de registro pelo Iphan como Patrimônio Cultural Nacional.

A chuva foi parando, deu minha hora e não pude ver todos os vídeos, é claro.


O avanço do tempo é rápido demais quando estamos fazendo coisas que gostamos e a vida corrida por aqui não me deixou também ver até quando vai a exposição...

Nenhum comentário: