quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Coxinha do Veloso: deve ter alguma mágica!



Eu não sei vocês, mas quando eu penso em algum salgadinho que é a cara do Brasil, eu lembro de coxinha.
Sabe aquelas comidinhas que são a cara de um país, tipo fish&chips na Inglaterra e o Hot dog nos Esteites? Pois bem, aqui no Brasil, quando o assunto é esse, sempre lembro desse velho e parceiro salgadinho.

Não tenho conhecimento de registros históricos, e aí falo de registros em livros, documentários, etc, que tratem de algum acepipe pelo mundo com a mesma tecnologia e com ingredientes similares. [Se alguém souber, por favor, me avise que preciso dessa informação para o futuro!]
Imagino que só o Brasil tenha uma comidinha tão saborosa e polivalente como a coxinha.

A coxinha é quase unanimidade em nosso país! Eu não conheço uma pessoa que não goste. Conheço sim, pessoas que comeram alguma coxinha mal feita e que saíram reclamando, ou que ficaram com a boca melecada de tanto óleo da fritura, mas dizer que não goste não goste, eu não conheço.

Muita gente e muito empreendimento gastronômico reclama a autoria e a alcunha de melhor "coxinheiro". Aqui em São Paulo, o Veloso ganha há muitos e muitos anos como a "melhor coxinha" do Estado.

Todos os guias destacam a iguaria como sensacional. No boca a boca corre que é a melhor, e como se não bastasse, seu Bar Tender também é premiadíssimo e o bar ganhou como melhor caipirinha da cidade.

No último final de semana, é claro que fui levar minhas visitas para experimentar. Andamos muito no frio e debaixo da famosa garoa paulistana, mas garanto que elas não se arrependeram.

As coxinhas do Veloso são realmente muito diferentes de todas que já comi, por isso fiz questão de levar  "azamiga" lá. Acho que deve ter alguma mágica para a casquinha ficar crocante e a coxinha não ser "massuda". Meu Deus, o que é aquilo? Deve ter algum catimbó, tipo deixar a coxinha mergulhada em uma substância específica, alguma pitada de argamassa da China, a pessoa que faz tem pacto com algum ET, não sei...
Normal, a coxinha não é!
Deliciosa, ah, isso é!








Uns chopinhos para iniciar...



Uma porção com 6 unidades custa R$ 22,00. As coxinhas não são grandes, tem um tamanho ótimo, mas como são muito saborosas, eu comeria muitas e muitas porções fácil!



O recheio é molhadinho. Saboroso. Nem salgado nem insosso. No ponto!
As meninas repetiram e elogiaram muito!
Eu e maridão só comemos uminha cada um por causa do excesso de chopp, rá!

Nenhum comentário: