terça-feira, 5 de junho de 2012

Museu de Arte Sacra de São Paulo - dica de passeio em São Paulo


O Museu de Arte Sacra de São Paulo fica bem ao lado da Igreja de Santo Expedito, na Luz.
Abriga um acervo de arte sacra muito importante para o Brasil e para o mundo. É um espaço calmo, com muitos monitores e muita segurança.
Visitei o Museu no dia 19 de abril, bem no dia de Santo Expedito, um dos santos mais populares do Brasil. Saí da missa e dei uma passada no prédio que também abriga a capela do Frei Galvão e o Museu de Presépios.
Eu diria que até bem pouco tempo, eu sonhava em ser museóloga. Trabalhar com peças raras, que guardam consigo histórias de outros povos e de outras épocas, ainda é uma paixão para mim.
Gosto de ver acervos e ler sobre sua importância na história no Brasil.
Pena o profissional responsável por acervos em museus no Brasil não ter o reconhecimento que merece, como tantas outras profissões...



O prédio está preservado e possui também uma lojinha de souvenirs logo na entrada.
O acervo é composto de imagens de barro cozido, madeira, gesso e resina de várias épocas e de vários lugares do mundo. Cada peça que você vê, é uma viagem na história! É para se encantar mesmo com tantas relíquias.
Existe uma sala com peças em ouro de cair o queixo. A sala inteira retrata muito bem a riqueza que a igreja sempre ostentou ao longo dos seus anos. São acessórios sacros usados em missas e solenidades em geral.
Para quem gosta de arte, é uma ótima pedida.
O Museu possui ainda salas para exposições temporárias e projetos voltados à pesquisa e visitação por escolas e cursos de graduação afins.
Todo o espaço estava cheio. Eram os fiéis do Santo Expedito, os convidados de uma exposição fotográfica, os romeiros do Frei Galvão e ainda vários alunos de escolas e faculdades, mas ainda assim achei tudo muito silencioso e tranquilo.

Santo Amaro


Aproveitamos que estávamos lá e click!

Minha santa de devoção: Nossa Senhora Sant'Ana

Os símbolos do divino Espírito Santo são sempre mais bonitos. Porque será?

Também gosto muito de oratórios, embora tenha medo de imagens grandes.
Esse é muito lindo. Ainda terei um nesse estilo em casa.

Outra Santa'Ana

Há uma sala onde Frei Galvão viveu por anos. Ainda preserva as características originais.

Oratório

Anjos e arcanjos, eu também gosto muito!
Também visitei a capela de Frei Galvão e o Museu dos Presépios, que em breve postarei. Aguardem!


Serviço:
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Endereço: Av. Tiradentes, 676 - Luz - São Paulo - SP - Brasil 
Estação Tiradentes do Metrô Telefone: 55 11 5627-5393 Horário de funcionamento: De terça a domingo das 10 às 18 horas (bilheteria até as 17:30) Entrada Grátis aos Sábados.Estacionamento gratuito no Museu, na Rua Jorge Miranda nº 43


Nenhum comentário: