quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cannoli – delícia italiana em São Paulo


Cannoli são doces italianos muitos saborosos. 
Em formato de tubo, originalmente os doces são recheados com creme de ricota, mas acrescentados alguns itens doces, como baunilha, chocolate, amêndoas, etc.
Originário da região da Sicília, na Itália, ganhou uma versão brazuca com a chegada dos imigrantes italianos aqui no Brasil, assim como aconteceu nos Estados Unidos, onde foram criados vários sabores de Cannoli.

Em São Paulo, o doce é muito prestigiado, mas não é tão comum. A comunidade italiana consome bastante e é preciso saber os lugares bacanas para comprar autênticos Cannoli, como restaurantes, cannolerias e padarias tradicionais. Os apreciadores divulgam boca-a-boca e quem gosta, corre atrás!

Dos famosos pontos de venda do doce, nenhum tem tanta tradição como na Rua Javari, no Estádio Conde Rodolfo Crespi, o estádio do Juventus, na Mooca. Muito provavelmente, é o estádio de futebol mais folclórico da cidade, e por isso mesmo, reserva uma aura de tradição e graça.
Nos intervalos dos jogos a fila é tão grande, que os mais atentos começam a formá-la antes mesmo do fim do primeiro tempo para garantir seus doces e também para a família, já que também é tradição, levar para casa uma boa porção.

Seu Antônio, o vendedor de Cannoli da Javari, vende a iguaria há mais de 30 anos e tem clientela fiel. Os recheios são de chocolate e creme.

Uma delícia!

Seu Antonio e sua banca de Cannoli. Conhecido em toda a cidade.

Essas filas são uma atração à parte. Saio da arquibancada e fico vendo sem acreditar!


2 comentários:

Anônimo disse...

Fila do Cannoli maior que a fila para comprar ingresso.... kkkkk

Ócio, viagens e gastronomia disse...

Nada disso!
A fila do Cannoli corresponde à quase totalidade dos pagantes do jogo, hehe!