terça-feira, 8 de maio de 2012

Receita de Muffins de açúcar mascavo e amendoim


Como eu tinha prometido, segue abaixo a receita dos Muffins de açúcar mascavo e amendoim. A massa base na verdade, não leva amendoim, eu é que de enxerida, coloquei um pouquinho.
Como vocês podem ver, não tem açúcar normal, nem nada doce demais, portanto esse Muffin não fica aquela delícia de doce que todo mundo gosta. É, na verdade, uma receita um pouquinho menos calórica e menos doce, para aqueles, que como eu, está substituindo aos poucos a alimentação, mas vou avisar, ó: ficam gostosos, e podem muito bem ir aos poucos substituindo os Muffins mais docinhos de vez em quando.
Como de costume, as minhas receitas são sempre metade das convencionais, porque na maioria das vezes, faço até seis unidades, para não sermos "obrigados" (cof cof cof) a comer tudo, rá!
Segue a receita completa, que rende 12 unidades.

Ingredientes:
1 colher de chá de essência de baunilha
175 g de margarina em temperatura ambiente
175 g de açúcar mascavo
175 g de farinha de trigo com fermento
1/2 colher de chá de fermento em pó
3 ovos
(eu, por conta e risco, acrescentei 2 colheres de sopa de amendoim torrado)

Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes em uma vasilha ou processador até obter uma massa uniforme.
Distribua a massa entre as forminhas untadas e com base forrada com papel manteiga. Asse em forno pré aquecido 180º por 30 min ou até os bolinhos crescerem, e ao serem pressionados com os dedos, voltarem ao lugar. Decore a gosto.
Viram como é o máximo da simplicidade???

Sim, mas vamos a alguns detalhes importantes:

Tenho essa forma de Muffins de silicone que às vezes ajuda e às vezes atrapalha. Explico: Elas não tem o fundo caneladinho, que de fato, é o que eu gosto, então fiz a besteira de colocar uma forminha de papel pra dar esse efeito, mas elas ficaram "xoxas", porque a forminha de papel ficou amassadinha. Caso você tenha uma também, ou coloque direto nas forma de silicone sem untar ou coloque direto nas forminhas de papel (também sem untar).
Vendo isso na hora de encher as forminhas, resolvi fazer um Muffin separado só com a forminha de papel, mas amparado por uma forminha de empada (ver seta) para ver se dava certo. Esse sim, ficou lindo!


Os quatro com as forminhas de papel não cresceram muito.


Os Muffins ficaram rachadinhos, como tem que ficar. Esse chocolate saindo, é que aproveitei e coloquei uma colheradinha (chá) de chocolate dark dentro, pra ficar molhadinho.

Usei esse creme de chocolate dark que adoro!

Retirei todos da forma de silicone e coloquei dentro de forminhas de empada para esfriar.
Viram como o do canto inferior direito ficou mais bonito? É o que assei separado!

Amoleci um pouquinho do creme de chocolate dark no microoondas, derramei aleatoriamente com a colher em cima de cada um e salpiquei mais amendoim em cima para decorar.

Prontinho!



2 comentários:

Paulinha disse...

Poxaaaaaaaaaaaaa...só pq eu ñ posso mais comer chocolate...heheheheh
Tu vais ficar gorda sozinha dessa vez!! kkkkkkkk

Ócio, viagens e gastronomia disse...

chata!