quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Biscoitos de limão


Essa é para fazer para o Reveillòn, como prometi a Louis, querida ociosa que de vez em quando aparece fazendo uns ótimos comentários por aqui.

Os biscoitinhos são deliciosos e o limão dá um charme bem especial. Podem ser utilizados para um chá da tarde ou mesmo para acompanhar um cafezinho quente.

Massa básica:

200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga (não deve ser margarina)
3 colheres de açúcar refinado
1 ovo
1 colher (sopa) cheia de raspas de limão
+ ou - 2 colheres (sopa) de água (se precisar)
Folha de papel manteiga ou alumínio

Modo de preparo:
Junte a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga, o ovo e as raspas de limão e comece a amassar. Vá juntando água aos poucos (se você perceber que precisa) até que a massa solte das mãos. Forme uma bola. Cubra a massa com filme e leve à geladeira por 30 min para que a massa se solte mais facilmente na hora de abrir. Corte metade da massa para abrir e deixe a outra parte na geladeira para abrir quando terminar a primeira parte.  Coloque a massa sobre uma pedaço de papel (manteiga ou alumínio) e cubra com outro pedaço. Abra com um rolo. Utilize cortadores de biscoitos para dar forma aos seus. Não untar a forma. Utilize papel manteiga ou alumínio. Arrume os biscoitos na assadeira e ponha pra assar em fogo médio por aproximadamente 30 min ou até quando os biscoitos dourarem embaixo.
Guarde num potinho e espere uns dois dias. Ficam melhores depois de algum tempo.




Aos poucos irei aperfeiçoá-los. Penso em trocar o limão e por queijo, amendoim, etc.
Só testando mesmo pra saber se a coisa funciona. Desta vez, descobri que meia colher de limão a mais (não quis jogar fora e resolvi aproveitar) fez essa fornada ficar um pouco amarga, ou seja, uma colher é o suficiente para essa quantidade de massa.

Também comprei os cortadores de biscoito e um rolo de massa.
Tenho agora vários modelos de cortadores. Fiz de coração, trevo de 5 folhas e meia lua. Tô que não me aguento, hehe.
Da primeira vez, fiz com um copinho de caipirinha para cortar redondinho e usei uma garrafa de cerveja para abrir a massa. O negócio é se virar nos trinta, né?

Bom apetite!

Um comentário:

Lois disse...

Bia,

Vc postou mesmo a receita antes do ano novo...rsrsrs...vou fazer com o copinho eqto não compro esses cortadores fofos em vários formatos..rsrsrs
Aproveitando desejo um 2012 de muita saúde, boas conquistas e claro "ócio, viagens e gastronomia"!!!
Bj, Lois