segunda-feira, 22 de agosto de 2011

100 Dicas para viajar melhor - Referências sobre os Lençóis Maranhenses

Marquei no livro 100 Dicas para Viajar Melhor do Ricardo Freire, que falei outro dia,  algumas passagens bacanas sobre os Lençóis Maranhenses e ainda sobre dois lugares muito especiais pra mim: Barra Grande, no Piauí e Santo Amaro do Maranhão.

Vamos a elas:

Logo no começo do livro ele reforça as benesses de viajar pelo Brasil, mesmo com o real forte no exterior. Embora seja um assunto muito delicado de se tratar, fiquei muito feliz quando li: "Sem patriotada: você vai achar poucos lugares no mundo mais impressionantes que os Lençóis Maranhenses".
[suspiros nível 10]

Tem dicas também pra quem quer economizar: No tópico sobre viajar de ônibus ele alerta que dá pra viajar tranquilamente de ônibus para "Jericoacoaara, Barreirinhas (Lençóis Maranhenses), Lençóis (Chapada Diamantina), Ouro Preto, Tiradentes, Bonito e Paraty". Estão esperando o quê? Mochila nas costas e rodoviária, já!
[Detalhe, tirando Jeri e Barreirinhas, que conheço muitão e Paraty, que conheço razoavelmente bem, os outros lugares estão na lista como próximas paradas!] 

Estão pensando que ele esqueceu dos que gostam de viajar sozinhos? Não!
Lá vem os Lençóis de novo! São apontados, juntamente com outros destinos ecoturísticos, como ótima opção para quem viaja sozinho. E isso se deve ao perfil do lugar. Destinos ecoturísticos costumam atrair pessoas aventureiras, descoladas e que gostam de fazer amizades. Ponto pra nós, hehe!
[suspiros nível 5]

Na edição que comprei vem 100 dicas extras. [Alegria nível 10]
No item 100 praias brasileiras fora do mapa, a primeira citada por ele é Barra Grande no Piauí. Uma delícia de praia, por enquanto, escondida no Piauí. Indico muito.
[Suspiros nível 9.25]

No capítulo "10 destinos com alto índice de "uau"", para minha surpresa, ele indica Santo Amaro do Maranhão e ainda afirma imperativamente que ali se escondem as lagoas mais bonitas dos Lençóis.
Ai, ai ai... [Suspiros nível 10].

E pra fechar: tchan tchan tchan tchan!!!

Nas 10 comidinhas (e bebidinhas) brasileiras imperdíveis, o camarão da Luzia está no topo! Realmente é muito divertido e saboroso se embrenhar nas areias dos Lençóis e se esbaldar nesse tempero guardado a sete chaves. Já teve ocioso mandando foto pra gente também. Aqui.
[Suspiro nível 10.5, beirando o êxtase!]

Nenhum comentário: