segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cardápios diferentes

Sou uma carnívora nata.
Amo carne vermelha.
Ao ponto!
Devo comer pelo menos 4 vezes por semana. Sim, sei que as carnes brancas são mais saudáveis, mas aí prefiro um peixinho ao invés de frango. Frango, só esporadicamente.
Pizza de frango, sanduiche de frango, salgadinho de frango? Não, não esconda de mim. De todos esses acepipes, não resisto mesmo a uma coxinha e pra isso eu sou chata.
Coxinha de canguejo? Não, não combina.
Coxinha recheada de carne? Isso é bolinho de carne!
Coxinha é coxinha!
Sim, mas voltando ao assunto principal deste post, tenho comprado umas revistas vegetarianas para ir me acostumando um pouco a outros temperos, outras propostas de vegetais, soja, enfim, aquilo que verdadeiramente é muito mais saudável e tenho simpatizado...
Tenho descoberto coisas muito bacanas e curiosas. Tenho tido vontade de experimentar coisas que não encontrava em São Luís, embora já tivesse vontade de comê-las desde sempre. Recentemente, por exemplo, comprei brotos de alfafa para saladas e comemos muitas vezes. Nada muito gostoso, de fato, mas bom pra variar o cardápio.
Não é que pretendo deixar de comer carne por esses tempos, o que pretendo é melhorar um pouco mais a alimentação e isso inclui dietas com cardápios diferenciados e sem qualquer tipo de carne, ou pelo menos, com uma quantidade muito menor. Estou me familiarizando ainda e isso requer um certo tempo.
São várias as dietas que leio e acho uma mais engraçada que a outra. Tenho muitas ressalvas com todas, mas mesclar um hábito daqui e outro dali, pode dar certo. Olhem só:

Ovolactovegetarianos - Incluem ovos, leites e laticínios na sua alimentação;
Lactovegetarianos - Não consomem ovos, mas incluem o leite e laticínios em seu cardápio;
Vegetarianos Estritos - Não utilizam nenhum tipo de derivado animal na sua alimentação. Até o mel é excluído da dieta. São também conhecidos como vegetarianos puros;
Veganos (ou vegans) - Além de seguirem uma dieta vegetariana estrita, os veganos se recusam a usar qualquer item de origem animal, como roupas de couro, lã e seda, assim como cosméticos testados em animais;
Crudivoristas - Consomem apenas alimentos crus ou aquecidos, no máximo a 42ºC. A utilização de alimentos em processo de germinação (cereais integrais, leguminosas e oleaginosas, como nozes e amêndoas) é comum nessa dieta. Geralmente seus adeptos são vegetarianos estritos, mas alguns podem aceitar leite cru. Também existem crudivoristas que não são vegetarianos e incluem carne crua no cardápio;
Frugívoros - Vegetarianos estritos que ingerem apenas frutos. O conceito de frutos, nesse caso, inclui cereais, alguns legumes, como abobrinha e berinjela, frutos oleaginosos e as frutas.


Por enquanto estou na dieta "alcoolgorduraniana", que significa comer gorduras de todas as origens,enquanto se toma vários tipos alcoólicos, rá!

Fonte: Revista Casa e Comida

Nenhum comentário: