segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Azeite aromatizado




Elas só se tornaram conhecidas do mundo civilizado no século 15, no período das grandes navegações. No entanto, estudos arqueológicos realizados no México indicam que as pimentas já eram utilizadas na América – não na culinária, mas em rituais sagrados – desde 7000 a.C. A forte relação do homem com a pimenta vem, portanto, de longa data. Democrática, a iguaria está presente tanto nas receitas mais simples como nos pratos mais elaborados de chefs internacionais consagrados. Como explicar tamanho fascínio? 


De acordo com Nelusko Linguanotto Neto, proprietário da Bombay Food Services e autor do livroPimentas com suas receitas, a pimenta é quase um vício. Na obra, ele explica que o ardor causa uma sensação que se assemelha à de uma queimadura. O cérebro, então, para compensar a “dor”, libera endorfinas, responsáveis por um intenso bem-estar. Convidado por Casa e Jardim, o especialista, apelidado de Nelo, desvenda aqui os mistérios da pimenta. 



Para começar, é importante saber que as pimentas são divididas em duas famílias: “Temos o grupo capsicum, originário da bacia Amazônica, que inclui a malagueta, a dedo-de-moça e a tabasco, por exemplo, e as piperáceas, vindas da Ásia, das quais a espécie mais famosa é a pimenta-do-reino”, explica Nelo.


Essa introdução foi só pra dizer que estou gostando bem de pimenta por esses tempos. Não sei explicar, já que não era uma apreciadora das mais notáveis antes.
Talvez influenciada pelo tabasquinho que maridão comprou. Perhaps...


Só sei que resolvemos aromatizar um azeite com uma pimenta dedo de moça que ganhamos na feira no último sábado. Isso mesmo, ganhamos da vendedora de temperos. Aí acrescentamos um dente de alho e um ramo de alecrim doado da hortinha da Minhoca.
Está tudo em infusão e não vejo a hora de me lambuzar ou melhor, lambuzar uma torrada ou uma salada com esse experimento.
De fato, é bem comum, mas como nunca tinha feito, vou esperar pra contar o resultado final. Desconfio que deva ficar mais gostoso que a linha de aromáticos do Ferran Adriá, hehe.

Adicional:  a pimenta dedo de moça tem picância grau 5 (vai de 0 a 10). Tabasco tem grau 8. Malagueta, grau 9.
Fonte:  Aqui



Nenhum comentário: