segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Brasileiros esquecem as agências de turismo e montam suas viagens por conta própria

Não é uma notícia das mais animadoras, mas de fato, todos que trabalhamos com Turismo sabemos do rumo que as coisas estão tomando para as agências de viagens...
É pra pensar muito...

__________________________________
As aulas recomeçam para muitos estudantes e as férias de verão vão terminando para a maioria das nossas famílias. Segundo uma pesquisa feita no final do ano passado pela GfK em todo o país, apenas 1/3 dos brasileiros fizeram planos para viajar nessas férias. Quanto mais jovens eram os entrevistados, maior era a predisposição para pegar a estrada. Claro, afinal uma parte dessa garotada só estuda e pode se ausentar da cidade sem maiores problemas.


O estudo mostrou ainda que 2/3 dos entrevistados pretendiam tirar uma ou duas semanas de férias. Para 97% deles o destino era alguma cidade brasileira - somente 3% viajariam para o exterior.



Porém, a maior novidade dessa pesquisa é o declínio da importância das agências de turismo para os brasileiros. Você acredita que 87% dos entrevistados montaram suas viagens por conta própria? Isso em parte é consequência das facilidades que companhias aéreas e hotéis oferecem aos clientes para que eles façam suas escolhas e fechem suas reservas pela internet. Não é à toa que os agentes de viagem ensaiam protestos contra as companhias aéreas, que estariam estimulando os consumidores a comprarem passagens diretamente e eliminando as comissões às agências. 



Será, entretanto, um esforço inútil. Tudo indica que o negócio de agências de turismo tende mesmo a mudar e encolher, por força das transformações impostas pelos novos tempos.



Fonte: Aqui

Nenhum comentário: