quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Gordo e Magro

Incrível a quantidade de gordos em São Paulo.
Incrível também a quantidade de verduras e legumes que se come. A maioria dos pratos vendidos em qualquer restaurante vem coloridos, cheios de legumes, com saladas opcionais, obrigatórias ou pra decorar. Esse detalhe dos legumes e verduras poderia ser um diferencial para uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva, mas que nada!
Na mesma proporção, tem as famosas "padocas" recheadas de pães, doces, salgados e os mais variados acepipes existentes nessa vida. Uma loucura divina digna de paraíso x inferno. A todo momento você é estimulada a escolher entre esses dois extremos.
Uma tentação.
No Nordeste as comidas são com arroz e feijão. Quando somos crianças não somos orientados a comer legumes. Não vemos verduras em nossas mesas. Não somos familiarizados a uma alimentação colorida.
Não lembro da minha mãe comer brócolis. Nunca! O que lembro é do cozidão de carne cheio de vinagreira,  abóbora e "joão gome". A cultura de saladas é algo muito recente para nós e por isso é uma coisa cara.
Nos últimos três dias fui a três lugares diferentes pra almoçar: duas padocas e uma hamburgueria. Em todas comi grelhados com saladas, o que de fato faz a coisa ficar bacana, porque em quase toda esquina você acaba encontrando um "lugarzinho" que vende de tudo.
Em duas ocasiões comi peito de frango (não gosto muito de frango, mas uma vez foi pelo preço e outro pela rapidez do prato) e em todas as vezes, o frango vem com um "pedação" de queijo branco em cima. Parei para lembrar e essa combinação não é típica no Nordeste. Apenas na região pra baixo do agreste que temos o queijo coalho sendo utilizado com tudo. Tudo mesmo!
O fato é que desde sempre, estou de olho na balança.
Saí de São Luis em forma de ovo e não posso me deixar levar pelos encantos de toda esquina.
Espero!

Um comentário:

Paulinha disse...

"acepipes"....eita que o dicionário tem sido usado...só palavras bonitas e difíceis!!! Será que tem alguma influência daqueles discursos enormeeeeeeeeees do nosso ex-patrão??? huahauhua
Essa é a mala amada!!!
Nem preciso dizer o tamnho da saudadezona.

te amo