Pular para o conteúdo principal

Essa tal de Star Alliance...

Tive a mente estuprada e quase fui hipnotizada com as tantas vezes que ouvi as comissárias falando que a TAM é membro da Star Alliance; do despachante do aeroporto me lembrar que a TAM agora é membro da Star Alliance e de ler na Revista da TAM, e de ver no avião e de tudo mais....
Fui pesquisar hoje cedo sobre isso e achei esse texto bem explicativo. Vamos a ele:


Todos estão vendo a intensa publicidade da TAM, com a sua entrada para a Star Alliance. O que muitos estão se perguntado é: qual a diferença para o passageiro? Isso, que é o que importa, não tem sido informado. O Melhores Destinos vai explicar o que muda na prática pra você.

Primeiramente vamos explicar um pouco o que é a Star Alliance e em seguida vamos explicar as mudanças que ocorreram na TAM por conta da sua entrada na Star Alliance, e quais os benefícios para você, como cliente.

A Star Alliance
A Star Alliance é a maior aliança entre companhias aéreas do mundo. Foi fundada em 1997 por cinco grandes empresas (Air Canadá, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways e United Airlines) para compartilhar vôos, salas VIP, programa de milhagens, dentre outras coisas. Uma empresa que também é considerada uma das fundadoras é a Varig, que se juntou ao grupo poucos meses após a sua criação, mas foi suspensa em 2007 quando foi reestruturada e não se adequou mais aos pré-requisitos para continuar na aliança. Atualmente a Star Alliance voa para 1.167 aeroportos em 181 países e possui mais de 1000 salas VIP em todo o mundo.

A TAM na Star Alliance
Há algum tempo que a TAM vem se reestruturando para atender a todos os pré-requisitos solicitados para ingressar na Star Alliance, já que não adianta apenas o convite para entrar. Uns dos principais itens a se cumprir é a utilização do mesmo sistema de reserva de passagens em todas as empresas, pois com a integração do sistema, qualquer pessoa pode comprar na TAM uma passagem para qualquer destino operado pela Star Alliance (por enquanto apenas na teoria pelo site da TAM) e fazer um único check-in, independente do número de conexões realizadas pelo passageiro, tendo a sua bagagem retirada apenas no destino final.
Outra mudança significativa acontece com o programa de pontos da TAM, o TAM Fidelidade. A partir da entrada da TAM na Star Alliance, qualquer vôo que o passageiro fizer em uma 27 das companhias aéreas que pertencem à aliança, acumulam pontos no fidelidade TAM. Essa aliança também permite que, o passageiro que tiver pontos no seu cartão fidelidade da TAM, poderá emitir uma passagem prêmio em voos operados pelas companhias da Star Alliance, independentemente da origem e do destino, basta que tenha pontos suficientes. Os passageiros que possuem o cartão azul e o vermelho, já possuíam algumas vantagens ao viajarem pela TAM, como prioridade de check-in, embarque/desembarque, uso da sala vip, dentre outros. Agora o cartão azul será equivalente ao silver (prata), e o vermelho ao gold (ouro) da Star Alliance, onde há vários benefícios para o passageiro e não somente na TAM, mas em todas as companhias pertencentes à Star Alliance nos aeroportos de todo o mundo.

Programa de milhagens TAM e Star Alliance
Os benefícios acrescentados, são:
Benefícios Star Alliance Gold (TAM fidelidade vermelho):
- Lista de Espera de Reservas Prioritárias (Não autorizado para Bilhetes-Premio da rede Star Alliance) – quando não há lugares livres no voo que escolheu, te dá prioridade caso algum lugar fique livre.
- Espera Prioritária no Aeroporto – te dá prioridade máxima enquanto espera por um voo no aeroporto (Não autorizado para Bilhetes-Premio da rede Star Alliance).
- Check-in Prioritário no Aeroporto – permite fazer o check-in no balcão da Classe Executiva e/ou de Primeira Classe.
- Tratamento Prioritário da Bagagem – as suas malas têm um tratamento prioritário, tal como você, e estão entre as primeiras a serem desembarcadas.
- Autorização de Excesso de Bagagem – 20kg adicionais ou uma peça de bagagem adicional (Aplica-se em voos entre a América do Norte e a América do Sul) o que significa que pode fazer o check-in de três malas em vez de duas.
- Embarque Prioritário(Quando disponível) – aproveite a liberdade de embarcar quando lhe convir, juntamente com os passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva.
- Acesso a Lounge do Aeroporto – disponível em todo o mundo para você e para um amigo seu(Os convidados devem se registrar com um cliente Star Alliance Gold e devem partir numa companhia aérea da rede Star Alliance, embora não necessariamente no mesmo voo) quando viajar com qualquer companhia aérea membro da rede Star Alliance, indiferentemente da classe em que viaja.

Benefícios Star Alliance Silver (TAM fidelidade azul):
- Lista de Espera de Reservas Prioritárias (Não autorizado para Bilhetes-Premio da rede Star Alliance) – quando não há lugares livres no voo que escolheu, te dá prioridade caso algum lugar fique livre.
- Espera Prioritária no Aeroporto – te dá prioridade máxima enquanto espera por um voo no aeroporto. (Não autorizado para Bilhetes-Premio da rede Star Alliance).

Por enquanto ainda não é possível subir (fazer “upgrade”) de classe utilizando milhas nas outras companhias Star Alliance, somente nos voos TAM, como já acontecia.

Compra de passagens Star Alliance
Tentamos comprar passagens da Star Alliance pelo site e na loja da TAM no aeroporto de Brasília e também, no site da Star Alliance.
No site da TAM ainda não é possível fazer a compra de voos da Star Alliance, apenas os voos de companhias aéreas que já tinha parceria anteriormente. Na loja da TAM no aeroporto de Brasília, nós conseguimos comprar passagens pela Star Alliance tranquilamente e com as mesmas formas de pagamento para os voos TAM. No site da Star Alliance foi o processo mais fácil e simples. Conseguimos cotar uma viagem de volta ao mundo com 14 destinos diferentes e operados por diversas empresas (incluindo a TAM) e por um preço abaixo da média. Os trechos foram:
Brasília – São Paulo – New York – Washington – Paris – Zurich – Madrid – Lisboa – London – Bangkok – Sydney – Auckland – Los Angeles – São Paulo. Sendo que os trechos Brasília – São Paulo – New York, são operados pela TAM e os demais pelas outras companhias membro da aliança.
Inlusive, como o site da Star Alliance é bastante interessante, vamos fazer um post só sobre ele.

O Site da Star Alliance é www.staralliance.com. A TAM criou um site específico para divulgar a sua entrada na Star Alliance, o http://www.tamstaralliance.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patinhas de caranguejo ao molho vinagrete

O vinagrete do jeito que eu gosto...

Ingredientes
1Kg de patinha de caranguejo (de preferência do Maranhão, hehe) 2 tomates maduros 1 cebola 1 pimentão verde (que pode ser o da sua preferência) 1 maço de cheiro verde (se você preferir) ou apenas cebolinha 2 limões Sal Azeite para temperar
Modo de preparar
Afervente as patinhas em água com umas pitadinhas de sal. Veja bem, aferventar não é ferver. Basta abrir fervura e elas começarem a ficar cor de rosa, é pra tirar do fogo. Reserve e deixe esfriar. Se ficarem muito tempo no fogo elas ficam duras e na verdade elas devem ficar macias. Após lavar os legumes, corte em pedaços uniformes e bem pequenos, assim como o tomate (que é uma fruta). Para mim, quanto menor, melhor. Misture todos os legumes cortadinhos num bowl, tempere com o suco do limão, sal e bastante azeite. Acrescente um pouco de água filtrada para dar um pouco mais de molho ao vinagrete. Arrume as patinhas num refratário deixando-as com o "cabinho" pra cima. Dessa forma fica mais f…

Raposa, MA - passeio náutico que vale a pena!

Em meio às férias, resolvemos passear de barco pela Raposa, município da área metropolitana da Ilha de São Luís.
O município é pequeno. Grosso modo, deve ter por volta de 35 mil habitantes no máximo.
Tem uma cultura pesqueira muito interessante e também é um polo rendeiro de destaque em São Luís.

A cidade em si, não é muito atraente. São ruas estreitas, com casas, em sua maioria, de madeira, que lembram palafitas, no sentindo mais geral do termo.
Percebe-se a falta de saneamento básico na cidade e uma certa desordem urbana. Basta para isso, percorrer suas ruas para entender do que estou falando. Banheiros improvisados próximos aos mangues e muito lixo acumulado nas ruas e entre as casas é um dos retratos mais gritantes ao darmos uma volta perímetro urbano.

A Raposa surgiu como uma colônia de pescadores, com início na década de 40 do século passado, por pescadores vindos do Ceará e rapidamente tornou-se um reduto cearense, com as mulheres rendeiras desenvolvendo seu trabalho e os pesc…

Óleo composto de soja e oliva. Não caia nessa!

Esses óleos compostos que tanto enganam os comensais espalhados por ai foram feitos para cozer, não para derramar em cima do prato pronto! Foram criados como uma alternativa para quem está com o orçamento apertado ou não tem costume de cozinhar com azeite de oliva.  Para um prato refogado, por exemplo, fica muito saboroso. O problema é que pelo fato de ser mais barato, os donos de alguns restaurantes de segunda, terceira, quarta e quinta categoria substituem o tradicional azeite por esse composto e a turma desavisada, derrama com gosto em cima do prato. Uma maldade! Vejo o povo jogando em cima da salada, sendo que em todos os compostos, 95%  é de óleo de soja e apenas 5% é de azeite (não extra-virgem!). Esperteza do restaurante que ganha por um produto de qualidade inferior e lerdeza do consumidor que não lê o que está consumindo. O consumo de azeite no país tem crescido assustadoramente, à proporção que  a gastronomia ganhou status de ciência e o poder aquisitivo da população melhorou.  De…