Pular para o conteúdo principal

"De volta para minha terra"








Hoje é domingo e sem querer o controle remoto me levou ao programa do Gugu*. Vi pela primeira vez um trecho do quadro "De volta para minha terra"... Achei um horror o sensacionalismo em cima dos pobres sem grana e sem instrução, mas mesmo assim acho que vou me inscrever! É o único jeito de voltar pra minha terrinha com pompas e glória, com direito a todos os amigos esperando em casa, chororô e sem pagar um puto!

É que no final de semana passado eu estava em São Luís e pude ver o início das Festas Juninas... Ai gente, que delícia!!! O cheiro de bombinha no ar me deu uma saudade de estar ali, mesmo estando... engraçado! Ver as cores, as vibrações dos tambores, as manifestações que só nessa terra tem, foi demais!!! Pude rever tanta gente bacana, pude também ter o prazer de estar na barraca dos meus adorados amigos Dadá e Inaldo (Barraca Cantinho da Estrela no Arraial da Lagoa, a primeira a direita indo pela porta principal, hehe), vi muitos alunos e pude também ver D. Teté, que estava linda sentadinha tocando caixa num "trono" do Divino. Espero poder vê-la ainda por uns próximos anos...

Como a Barraca do Cantinho da Estrela é feita por turismólogos, é claro, encontrei uma "renca" por lá e foi de lá que começou o meu final de semana de encontros, culminando com o sensacional concurso público, já relatado aqui neste humilde, mas honesto Blog!!!

É meu povo, só quem tá longe sabe o que do que estou falando...

Neste final de semana, ao contrário do outro, estou reclusa. Os folguedos do Piauí tem lá seu valor, sua graça, seus encantos, mas nem de longe remexem com minhas células e veias. Pude ver de longe um forrozinho com minha vizinha beata**, mas que diferença! Que monocromia! Haja quadrilha!!! que embora tenha um valor inestimável, cansa depois de uma hora vendo e não podendo interagir... Por isso tive a idéia de me inscrever nesse quadro do Gugu!!! Quero de qualquer forma estar aí nesse período.

Acho que devia virar Lei, Decreto, Instrução Normativa, Decreto-Lei, Política pública, sei lá... poderia ser mais ou menos assim: "todo cidadão maranhense fora do seu domicílio (principalmente desenvolvendo funções de trabalho) poderá voltar pra sua terra nos Festejos Juninos com passagens pagas pela Secretaria do Bem Estar Social. Isso contribuirá sobremaneira para sua felicidade, tornando-o um cidadão apto a desenvolver suas funções na sociedade, contribuindo assim para a perpetuação da nossa cultura e espécie".

Ah, acho que viajei nessa onda, mas ia ser bacanão não ia? Quando eu for Presidente do Brasil, será um dos lemas da campanha para a felicidade geral da nação: " O Programa De volta para sua terra", hehe. Mas me digam se existe um momento mais bacana do que esse? Que me perdoem os carnavalescos de plantão, mas somos tão diferentes, tão incríveis que temos até um quarto Santo pra cultuar. Que outro lugar do Nordeste tem festa até dia 30 e São Marçal é o astro? Pelo que pude pesquisar, por aí permanecem a tríade Santo Antonio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06), que a propósito é feriado municipal e só estando em São Luís, na Capela de São Pedro pra entender o que significa o slogan do Estado este ano: -"Até que horas vai a festa? No Maranhão o sol responde"...
Ê São João!!!Ê São Luís...

Pra vocês umas fotos que Paulinha Alcoforado consegiu capturar em meio às nossas andanças...
* que imediatamente me lembra Mamá, que detesta ele!
** depois conto mais essa figuraça!!!

Comentários

Wynaiara disse…
Eu entendo bem o que q é sentir saudades da terrinha! Vou votar em você para presidente,se botar a lei p/ funcionar.
Eu também já pude contemplar a nossa cultura este ano, nos arraiás da vida.Não tanto quanto vc que teve o prazer de estrear né...Mas nesse domingo ainda deu p/ dançar um pé-de-serra e uma quadrilha que o povo formou lá no meio. Para completar a noite; um arroz de cuxá e torta de camarão, na barraca dos meninos do Copo de Bombeiro, claro!
Eu queria mesmo saber se Dadá estava com barraca! Amanhã então (dia de São João) vou lá com as meninas tomar uma gelada... Água de coco.
Ah... E enquanto ñ vem as eleições e ainda que ñ exista a lei , imagino que mesmo assim vc ñ resistirá as festas aqui e vem correndo no próximo finde. Aposto que sim!
O dia do último Santo do trio, além de ser feriado, apesar de ter caído num domingo considero o dia mais especial de junho. E que poderá ser comemorado, logo um dia antes. Bjs...
Wynaiara!
patricia disse…
Bia ... Ouvindo Seu jorge - "Tive razão " , recordei-me de você e pensei : " Pôxa ! "O blog da Bia " ... Sim , isso mesmo : seu blog está tão disputado quanto a revista EPOCA no domingo ( sem falar na Dany , outra coisa em comum ) ´... aqui ao meu lado ... parabéns prima por esse recheio(seu blog) gostoso que junta-se com nosso dia-a-dia . E falando do nosso Bumba-meu-boi foi , no mínimo , é digno um parabéns pra lá de caprichado . Bjos.
Patricia Nunes
Darcilda disse…
veja só, no penúltimo dia~do arraial (sábado às 19:20H) EU de flozô aqui na internet, passei em casa pra descansar meia horinha, aí resolvi espiar as últimas notícias, me ferrei tô aki até agora já atrasada pra voltar, pois hj é o melhor dia pros barraqueiros, se São Pedro colaborar pois tão dizendo por aqui que os dois tão de richa "São João e São Pedro", até tornado rolou.
Mas, amei o marketing feito pela madrinha oficial do Cantinho da Estrela, vão lá meu povo tem muita comida típica deliciosa.

bjos minha madrinha, te amo muitão
Dadá
MARCELLE disse…
Nao gosto dele mesmo nao. Ecate.
Fiquei morrendo de vontade de conhecer o Maranhão! Vamos incluir neste projeto passagens para quem nunca esteve lá e não pode morrer sem conhecer, né? Abraço!!

Postagens mais visitadas deste blog

Óleo composto de soja e oliva. Não caia nessa!

Esses óleos compostos que tanto enganam os comensais espalhados por ai foram feitos para cozer, não para derramar em cima do prato pronto! Foram criados como uma alternativa para quem está com o orçamento apertado ou não tem costume de cozinhar com azeite de oliva.  Para um prato refogado, por exemplo, fica muito saboroso. O problema é que pelo fato de ser mais barato, os donos de alguns restaurantes de segunda, terceira, quarta e quinta categoria substituem o tradicional azeite por esse composto e a turma desavisada, derrama com gosto em cima do prato. Uma maldade! Vejo o povo jogando em cima da salada, sendo que em todos os compostos, 95%  é de óleo de soja e apenas 5% é de azeite (não extra-virgem!). Esperteza do restaurante que ganha por um produto de qualidade inferior e lerdeza do consumidor que não lê o que está consumindo. O consumo de azeite no país tem crescido assustadoramente, à proporção que  a gastronomia ganhou status de ciência e o poder aquisitivo da população melhorou.  De…

Patinhas de caranguejo ao molho vinagrete

O vinagrete do jeito que eu gosto...

Ingredientes
1Kg de patinha de caranguejo (de preferência do Maranhão, hehe) 2 tomates maduros 1 cebola 1 pimentão verde (que pode ser o da sua preferência) 1 maço de cheiro verde (se você preferir) ou apenas cebolinha 2 limões Sal Azeite para temperar
Modo de preparar
Afervente as patinhas em água com umas pitadinhas de sal. Veja bem, aferventar não é ferver. Basta abrir fervura e elas começarem a ficar cor de rosa, é pra tirar do fogo. Reserve e deixe esfriar. Se ficarem muito tempo no fogo elas ficam duras e na verdade elas devem ficar macias. Após lavar os legumes, corte em pedaços uniformes e bem pequenos, assim como o tomate (que é uma fruta). Para mim, quanto menor, melhor. Misture todos os legumes cortadinhos num bowl, tempere com o suco do limão, sal e bastante azeite. Acrescente um pouco de água filtrada para dar um pouco mais de molho ao vinagrete. Arrume as patinhas num refratário deixando-as com o "cabinho" pra cima. Dessa forma fica mais f…

Extrato de tomate congelado. Pode sim!

Taí que eu não sabia que podia congelar extrato de tomate, acreditam? Perdi a conta das vezes em que deixei de fazer alguma coisinha porque teria que abrir a lata de extrato de tomate, usar uma colher de sopa e guardar [e estragar] o resto. Para minimizar os prejuízos, não só financeiros, mas de consciência também, passei a comprar aquela latinha "elefante" bem pititica. Mas ainda assim estragava metade... Agora, descobri com nossa consultora Andréa, que podemos usar o que vamos precisar e congelar o resto. Será que só eu não sabia disso? Ai que horror! Acho que dá pra fazer assim: abrir a latinha e já separar umas porções para congelar, como está mostrado na foto acima. Mas Andréa lembra: não é bom deixar muito enrugadinha porque quando você for usar, pode ser que o plástico fique difícil de tirar. Melhor deixar assim mais lisinho.
Agora vai lá fazer um macarrão e contra aqui pra gente como ficou, tá?
Inté,